A Sagrada Tradição?


A Bíblia nos fala

“O que de mim ouviste em presença de muitas testemunhas, confia-o a homens fiéis que, por sua vez, sejam capazes de instruir a outros”(2Tm 2,2). “Toma por modelo os ensinamentos salutares que recebeste de mim sobre a fé e o amor a Jesus Cristo. Guarda o precioso depósito, pela virtude do Espírito Santo que habita em nós”(2Tm 1,13-14).
“Ó Timóteo, guarda o bem que te foi confiado! Evita as conversas frívolas e mundanas, assim como as contradições de pretensa ciência”(1Tm 6,20).
“Fez Jesus, na presença dos seus discípulos, ainda muitos outros milagres que não estão escritos neste livro”(Jo 20,30).
“Jesus fez ainda muitas outras coisas. Se fossem escritas uma por uma, penso que nem o mundo inteiro poderia conter os livros que se deveriam escrever”(Jo 21,25).
Assim, pois, irmãos, ficai firmes e conservai os ensinamentos que de nós aprendestes, seja por palavras, seja por carta nossa(2Ts 2,15).
O catecismo explica

“Para que o Evangelho sempre se conservasse inalterado e vivo na Igreja, os Apóstolos deixaram como sucessores os bispos, a eles ‘transmitindo seu próprio encargo de Magistério’(DV 7”(§ 77).
“Esta transmissão viva, realizada no Espírito Santo, é chamada de Tradição enquanto distinta da Sagrada Escritura, embora intimamente ligada a ela. Por meio da Tradição, ‘a Igreja, em sua doutrina, vida e culto, perpetua e transmite a todas as gerações tudo o que ela é, tudo o que crê’(DV 8)”(§ 78).
“Foi a Tradição apostólica que fez a Igreja discernir que escritos deviam ser enumerados na lista dos Livros Sagrados(cf. DV 8,3). Esta lista completa é denominada . Ela é composta de 46(45, se contarmos Jr e Lm juntos) escritos para o antigo Testamento e 27 para o Novo (DS 179-180; DS 1501-1504; DS 1334-1336)”(§ 120).
“O patrimônio sagrado(cf 1Tm 6,20 ) da fé (‘depositum fidei’), contido na Sagrada Tradição e na Sagrada Escritura, foi confiado pelos apóstolos à totalidade da Igreja. ‘Apegando-se firmemente ao mesmo, o povo santo todo, unido a seus Pastores, persevera continuamente na doutrina dos apóstolos e na comunhão, na fração do pão e nas orações, de sorte que na conservação, no exercício e na profissão da fé transmitida se crie uma singular unidade de espírito entre os bispos e os fiéis’(DV 10)” (§ 84).
“Ler a Escritura dentro ‘da Tradição viva da Igreja inteira’. Consoante um adágio dos Padres, ‘Sacra Scriptura principalius est in corde Ecclesiae quam in materialibus instrumentis scripta’ (a Sagrada Escritura está escrita mais no coração da Igreja do que nos instrumentos materiais)(cf. St Hilário de Poitier; S. Jerônimo)(§ 113).
Leia também:
A Sagrada Tradição? A Sagrada Tradição? Reviewed by catolicos defensores da fe on 10:00 Rating: 5

Nenhum comentário

Press